Um investimento de R$ 500 milhões de reais vai garantir a ampliação da produção de leite em Alagoas, gerar 300 a 400 empregos diretos e diversificar o mercado de laticínios no estado. Trata-se da nova unidade industrial de Laticínios da NatVille, a ser construída em Batalha -e já tem até o terreno definido.
A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Paulo Dantas, que se reuniu com a fundadora da Natville, Jânea Maria Mota dos Santos Dantas, no último sábado (18), no mesmo município em que ficará a sede da nova indústria.
“Esse é um dia especial porque nos reunimos com a presidente da Natville que pretende trazer para Bacia Leiteira um empreendimento gigante que vai propiciar emprego, renda e deve mudar a realidade da região. Serão entre 300 a 400 empregos, porque cada litro de leite gera um emprego e quanto mais indústrias forem instaladas na região, melhor para os produtores de leite”, enfatizou o governador durante a reunião.
Fábrica de União funciona desde 2019, produz atualmente 150 mil litros de leite diariamente, e deve chegar a 400 mil litros/dia com a instalação da fábrica em Batalha.
Segundo a presidente Jânea Dantas, as duas unidades – de União dos Palmares e Batalha – devem atuar conjuntamente na produção de sucos derivados de lácteos da marca, como leite UHT, integral, desnatado e achocolatados.
“Estamos presentes em 29 municípios de Alagoas. A Natville tem captação no nosso estado Matriz, Sergipe, no estado da Bahia e Alagoas, chegando ao total de 900.000 Litros/dia”, pontuou Jânea Dantas.
“A área em que a indústria será construída já foi escolhida e a partir de agora vamos acelerar todos os processos para assegurar a empresa condições para a execução do projeto, no menor espaço de tempo possível”, aponta Paulo Dantas. O terreno, segundo o governador, fica entre os municípios de Batalha e Jacaré dos Homens.
MERCADO FORTALECIDO
Durante a reunião, Paulo Dantas informou que, de acordo com uma publicação recente, a produção de leite caiu em todos os estados do Brasil, mas em Alagoas o comportamento foi diferente. “Na análise, comparando o primeiro semestre de 2021 ao primeiro semestre de 2022, crescemos 25% na produção de leite e somos o terceiro produtor do pais. Isso é fruto de investimento em energia, infraestrutura, apoio aos produtores rurais, em tecnologia, inovação e modernização e ficamos felizes em dar apoio ao setor produtivo em Alagoas”, observou Paulo.
A empresa tem três fábricas em Sergipe e uma em Alagoas, no município de União dos Palmares. Fundada em 1996, no município de Glória, em Sergipe, como empresa familiar, a Natville – Laticínio Santa Maria – é responsável, hoje, pelo suprimento de laticínios de todo o Nordeste e até do Sudeste do País. Com novas tecnologias, a empresa investe na qualidade de seus produtos, adquirindo máquinas modernas, estrutura ampla e pessoal treinado.
Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, hoje a produção de leite em Alagoas chega a 800 mil litros de leite por dia.
“Precisamos montar uma agenda para aumentar ainda mais a produção de leite em Alagoas e o governo pode ser um grande vetor do desenvolvimento ainda maior desse setor”, ressaltou Domício.
Também estiveram presentes à reunião o prefeito do município, Wagney Dantas, que agradeceu e destacou a importância da indústria para o município.
Fonte: https://d.gazetadealagoas.com.br/rural/398989/governo-e-natville-confirmam-investimento-de-r-500-mi-empreendimento